sexta-feira, setembro 30, 2005

Qual o problema da Constituição Europeia?



Muito interessante este artigo de Jack Straw, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, publicado em Outubro de 2002 no The Economist.


(...)


(...)



O seu artigo de opinião é longo, e aborda não só a temática de uma Constituição para a Europa, bem como a reforma do Conselho Europeu, do Parlamento e da Comissão. A simplicidade, clareza e acima de tudo o bom-senso das suas ideias revelam um excelente conhecimento sobre a presente situação e os desafios que se avizinham, sem que políticas nacionais influenciem as suas propostas. O que torna este artigo ainda mais interessante, é que poderia ser publicado como tendo o dia de hoje. Mais, seria bem mais aceite, do que provavelmente foi em Outubro de 2002. Porquê? Porque apenas hoje, depois da rejeição da constituição europeia em dois países e do impasse da última cimeira europeia, é que a Europa apercebeu-se que o seu modelo necessitava de mudar, de se reformar, e acima de tudo reflectir o seu papel no Mundo, ou seja, aquilo que Jack Straw faz neste artigo de 2002. É cada vez mais evidente, que o orgulho político assola cada vez mais a Europa, mais concretamente os seus líderes, virando a Europa contra si mesma. Exemplo disso, são as posições dos Estados-membros na votação do Orçamento Comunitário.

Fui e sou apoiante de um Tratado Constitucional Europeu, mas obviamente não fecho os olhos aos erros deste tratado. Todavia, não rejeitarei um documento porque ele não é perfeito, como uma "ilustre" parte da sociedade o fez. Jack Straw aponta como principal defeito do texto, a sua dimensão. Tenho que concordar com ele. Será que é o único? Provavelmente não. Mas para um texto daquela envergadura, não existe sequer paciência para tentar encontrar outros defeitos, quanto mais para dar uma opinião global sobre o documento... Pois como diz Jack Straw no artigo:

"Size is important. The smaller the better when it comes to constitutions."


Poeta on-line




Manuel Alegre já tem website para a sua candidatura: www.manuelalegre.com/

30 de Setembro



Em 1974, o general Costa Gomes assume a Presidência da República, substituindo António de Spínola.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Autárquicas, o virar da página...



O que umas eleições autárquicas, conseguem fazer numa autarquia... Um best-seller sobre... Avelino Ferreira Torres.

Democracia



Na terça-feira tinha aqui anunciado a vitória do partido de centro-direita nas eleições legislativas na Polónia. Até apontava como facto "insólito" que o líder do partido possuia um irmão gémeo idêntico, que iria candidatar-se no próximo mês às eleições presidenciais. Todavia, Kaczynski decidiu não assumir o cargo de primeiro-ministro e nomeou um especialista em assuntos económicos, Kazimierz Marcinkiewicz (na foto), para o cargo.

Embora a decisão possa ser entendida como uma lição de democracia, num país ainda jovem politicamente, esta renúncia ao cargo parece mais adequar-se à candidatura do gémeo Kaczynski...

quarta-feira, setembro 28, 2005

Remodelação ou Monopolização na UE?



O actual modelo da UE necessita urgentemente de ser revisto, principalmente após a rejeição da Constituição Europeia na França e na Holanda. Todavia, as bases e os princípios fundadores da UE, como a solidariedade e a igualdade devem ser respeitados e mantidos, pois são os alicerces de um desenvolvimento sustentado, para uma Europa una em termos económicos e culturais. Porém, tem-se assistido na UE a uma fragmentação nacional, cujas consequências estão à vista de todos. A mais provável razão para este facto, é a inércia e as políticas dos diversos executivos europeus e dos seus respectivos líderes. Assim, muitos europeus olhavam com ansiedade para as eleições na Alemanha, no sentido em que estas fossem o promotor de uma reforma nesta velha e fechada Europa. Por enquanto tal não aconteceu (esperemos pelo final do impasse), mas aos poucos vamos descobrindo mudanças em diversos países, alguns dos quais acabados de aderir à UE (como é o caso da Eslováquia).

Para além da Alemanha, a França é vista como um palco iminente de remodelação. O mais provável vencedor das eleições presidenciais, Nicolas Sarkozy é visto por muitos liberais portugueses, como o homem que remodelará a França e transmitirá esse ímpeto à restante Europa. Devo dizer que não simpatizo muito com o senhor, principalmente devido à sua decisão de suspender o espaço Schengen Françês, mas enfim... Todavia hoje, o EUobserver publica uma notícia em que Sarkozy defende um bloco de seis países (França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Polónia), para resolver a crise institucional em que a UE se encontra. As "responsabilidades" deste bloco não se ficam por aqui. Segundo o Ministro do Interior françês, este grupo poderia decidir procedimentos em várias áreas, tendo o apoio (ou não) dos restantes países, mas sem que as suas decisões atrasem ou mudem a vontade do bloco.

"If we are able to develop this method we would answer - without institutional reform - two major defects of Europe as it exists today: Europe would act, and she would act under the impulse of responsible politicians, not anonymous bureaucrats"

Considero graves e preocupantes estas declarações, pois aquilo que é necessário é a defesa de um modelo mais justo e equilibrado no seio da UE, e não um modelo imperialista e centralizado, como Sarkozy defende.

Entre todas as suas declarações, apenas concordo com a sua opinião quanto à adesão da Turquia. Uma parceria, em detrimento de constituir um membro, pelo menos por enquanto.

Aeroportos



Parece que os temas antigos da política é que estão na moda. No dia de ontem, o tema era a construção de dois aeroportos na zona de Lisboa. O já famoso Aeroporto da Ota, e um novo aeroporto para companhias de Low-Costs, porventura no Montijo. O aeroporto da Ota ficaria situado a 41 km da capital, e um low-costs a 21 km da capital... Se o aeroporto da Ota já originava suficientemente polémica e argumentos desfavoráveis (Novamente Ota?), a construção de um low-costs mais perto do centro da cidade que o aeroporto principal, e a construção de ambos ao mesmo tempo parece ser um paradoxo! A construção de um low-costs irá obrigatoriamente transferir tráfego aéreo do principal aeroporto, ou seja, mais um argumento a favor da Portela! Mas não me precipitarei, pois agora falta ao governo apresentar não um, mais dois estudos para construção de aeroportos...

terça-feira, setembro 27, 2005

O regresso do fantasma do IVA

Que um executivo não consiga promover/estabelecer medidas para o desenvolvimento de regiões muito pobres, pode ser explicado por diversas razões (contactar a respectiva oposição na AR). Agora, afastar investimento de regiões cujo crescimento está acima da média nacional e têm um contributo essencial para a economia nacional, quanto mais não seja para afastar o embaraço de "fracasso nacional total" é um pouco mais complicado, e diria até frustrante. Temos muitas regiões economicamente fracas, e as poucas que têm um crescimento sustentado, estão a ter dificuldades de continuar o rumo, ou porventura melhorar, devido às políticas do poder central.

O Jornal de Negócios, noticia hoje que a gigante Norte-Americana Yahoo! desistiu de se estabelecer em Portugal, mais concretamente na Região Autónoma da Madeira (RAM). A RAM possuía a taxa de IVA mais baixa da UE (de 13%), mas com a subida do imposto por parte do executivo de José Sócrates no continente para 21%, obrigou o governo regional também a aumentar o imposto na região, já que existe apenas uma margem de 30% de manobra (quando a medida foi anunciada expliquei isso neste post). Quanto a resultados práticos (se excluirmos os empregos que seriam fornecidos...), trata-se de 70 milhões de euros que não entram nos cofres do Estado, de receita fiscal... O destino da empresa foi o Luxemburgo, aliciada pela sua taxa de IVA...

Vacas & Capitalismo



Leitura recomendada, no Quarta República, deste post intitulado "Capitalismos" (porque o capitalismo não é só para pessoas sérias...).

Demagogias laborais



Ultimamente, a utilização da palavra "emprego" num projecto eleitoral está associada com a classificação do argumento (eleitoral) como "demagógico". E ao que parece, a relação entre ambos não tem um fim à vista.

Manuel Maria Carrilho: "Temos a ambição de criar 500 empresas criativas, que permitirão criar cerca de 8.500 empregos e um volume de negócios de 100 milhões de euros em quatro anos."


P.S. Sim, a classificação das empresas foi "criativas". Não constitui nenhum lapso...

No passado...



Em 1940 era assinado em Berlim o Pacto Tripartido entre Alemanha, Itália e Japão, que constituiriam os países do Eixo.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Hábitos tugas...



Existem pessoas que dificilmente perdem hábitos culturais, como é o caso de Durão Barroso, ou melhor José Barroso. Ao que parece, o Presidente da Comissão Europeia "esqueceu-se" de anunciar certas medidas ao Parlamento Europeu, dando as notícias em primeira mão a agências de notícias internacionais. O grupo parlamentar socialista mostrou o seu descontentamento com esta forma de discussão, e até o partido popular europeu aconselhou a comissão a não seguir este rumo.

Hábitos...

Mais candidaturas...



Acabo de saber que José Maria Martins é candidato à presidência da república, desde a passada sexta-feira. É impressão minha, ou esta foi uma notícia muito pouco veiculada pelos media?

Déjà vu



José Sócrates responsabilizou o anterior governo pelo buraco nas contas públicas de 2004.

Polónia... Kaczynski x 2 ?



Depois da (possível?) "derrota" da senhora Merkel na Alemanha, a esquerda apressou-se a construir um epitáfio para a direita europeia. Todavia na Polónia, o país em ascensão na UE, a direita tem uma vitória.

Um facto interessante (não sei se inédito...), é que Jaroslaw Kaczynski (na foto), que em princípio assumirá o cargo de Primeiro-Ministro, possui um irmão gémeo idêntico, Lech Kaczynski, que no próximo mês concorrerá a Presidente...

Leitura recomendada...

"A maldição de Sócrates", por Paulo Pinto Mascarenhas n' O Acidental.

No passado...



Em 1993, entrava em órbita o primeiro satélite português: O PoSAT-1.

domingo, setembro 25, 2005

Negações e carneiradas



A propósito da candidatura de Alegre, João Cravinho afirmou à Lusa: "O PS não é um partido de carneiros. Nunca poderá ser alvo de qualquer sanção."

Será partido de quê? Não me arrisco a dar hipóteses, mas também não dou o argumento de eleição socialista - o argumento da negação. Para mais informações, contactar António Vitorino mais concretamente as suas notas soltas...

Candidato!



Que dizer de Manuel Alegre e da sua candidatura, depois de todos os anúncios e contra-anúncios das últimas semanas? Já o tinha dito aqui, e volto a dizer. Depois do famoso discurso em Viseu, a não candidatura de ALegre seria uma eventual morte política, vítima das estratégias do aparelho partido socialista. Fico contente por Manuel Alegre ser a primeira candidatura assumida rompendo com a partidocracia, pois está na altura da sociedade pública "independente" tomar as rédeas da nossa democracia, e renová-la. Vital Moreira, no Causa Nossa, termina o seu post sobre a candidatura de Alegre com a seguinte frase:


E ainda me lembro do tempo, em que se falava de vazio à esquerda... Penso que agora é tempo de rodar a cabeça...

P.S. Para os apoiantes de Manuel Alegre (e não só...), podem encontrar no Acção Republicana um apoio assumido a esta candidatura presidencial. E o seu apoio na blogosfera já data de Agosto...

No passado...



Em 1513, o explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa atinge o Oceano Pacífico, tornando-se o primeiro europeu a ver este oceano. O navegador chamou-o de Mar del Sur.

sábado, setembro 24, 2005

Eles não dão descanso...



Hoje decidi fazer um break neste corropio de notícias nonstop (que quase nem sei classificar...), em que a nossa sociedade está imersa. Nada de presidenciais, autárquicas, Fátimas, Ritas, Amarantes e por aí adiante... Saí bem cedo de casa, e apenas voltei pelas 22:00. Foi bastante agradável o passeio e o convívio, mas como seria de esperar não é possível ter dias perfeitos...

A minha manhã foi perfeita, sem nada a dizer. Por volta das duas horas da tarde, ao atravessar uma zona bastante pacata, eu e os meus colegas decidimos parar num restaurante à beira-mar para almoçarmos. Entramos e acomodamo-nos nos lugares para nós indicados. Quando não é o meu espanto, que na mesa à minha frente estavam reunidos pelo menos 4 militantes do PCP, sendo dois deles candidatos autárquicos (estavam cerca de 15 pessoas na mesa). "Política, hoje não." - pensei de imediato. Até eles têm o direito a um dia de folga... Todavia, estava eu a trincar o meu delicioso prato, quando oiço distintamente a palavra "Soares", dita em voz bem alta vinda da frente... (sorriso amarelo na minha mesa e continuação do almoço e convívio) Pouco tempo depois, ouço um grito de uma militante entusiasmadíssima, seguido da seguinte frase: "E a Fátima Felgueiras? Já viram bem aquilo?" Escusado será dizer, que a mesa explodiu de emoção e energia, e os decibéis aumentaram exponencialmente, mas enfim lá consegui acabar o almoço...

Após uma tarde desgastante, onde os quilómetros somavam-se e somavam-se, eis que chego a casa e para minha surpresa encontro um candidato à junta de freguesia da minha área de residência, a distribuir convites para um jantar de convívio (amanhã). Apenas agradeço.

E pensando que o dia ainda podia ser salvo, com uma boa noite de sono livre, eis que quando cruzo a porta apenas oiço dizer: Manuel Alegre é candidato a Belém!

- Eles não dão descanso...

P.S. Amanhã voltamos ao normal...

Entrevista



Na Grande Entrevista de ontem, Judite de Sousa entrevistou José Sócrates (na qualidade de secretário-geral do PS). Não tive oportunidade de ver a entrevista na sua totalidade, mas retive uma frase de Sócrates. Este classificou a gestão autárquica de Lisboa e Porto como "apagadas". Se apenas se referisse ao Porto, faria um esforço para compreendê-lo, mas a gestão de Santana Lopes...

No passado...



Em 1978, o primeiro Ford Modelo T era construído.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Imagem do dia

Poeta sondável!



Manuel Alegre deve sentir-se feliz. Embora candidato ou não candidato (não sei a sua última decisão), era imperativo que queria ver o seu nome nas sondagens. E aí está com um resultado bastante favorável, apenas a 5 pontos percentuais de Soares...

Mas a esquerda pode esconder o sorriso rapidamente, já que Cavaco continua imparável nas sondagens, e continua a retirar votos à esquerda numa segunda volta.

A Lei e o Direito


É interessante este post do AAA n' O Insurgente, e faz-me reflectir sobre outra questão. Será que num estado liberal, a lei nunca é refém da legislação? São ambos absolutamente independentes? É que ao contrário de outros sectores, a justiça creio que continua a ser um pilar estatal, mesmo num modelo de Liberalismo...

Será que Fátima vencia?



Todos os meios de comunicação referiram no dia de ontem, as sondagens que davam a vitória a Fátima Felgueiras. Todavia, existiram conceitos que não foram bem explicados pela comunicação social, nomeadamente a margem de erro amostral. Tendo em conta esses valores, "o valor real das intenções de voto em FF oscilarão pelo menos (e aproximadamente) entre os 32% e os 42%, enquanto as no PS oscilarão pelo menos entre entre os 22 e os 32%."

Para mais informações, consultar o Margens de Erro.

Rita

Para os interessados, podem acompanhar o furacão Rita, através deste link. (Via Quarta República)

Aniversário...



Faz hoje 3 anos que o Mozilla Firefox (inicialmente Phoenix) foi lançado.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Mandatária Presidencial



Joana Amaral Dias foi nomeada mandatária para a juventude, da candidatura de Mário Soares à Presidência da República.

Esta manobra política de Soares mostra o seu interesse em cativar os eleitores do Bloco, quem sabe na sequência das sondagens que lhe indicavam uma perda de votos bloquistas para Cavaco na segunda volta... Para além disso, quem melhor que a jovem irreverente Joana para acabar com a aura secular de Soares...? Todavia, este truque político poderá virar uma espada de dois gumes para Mário Soares, por dois motivos. O primeiro é que torna ainda mais partidária a candidatura de Mário Soares, agora bipartida pelos socialistas e bloquistas. E por último, vai ocupar espaço a Francisco Louçã, e da sua candidatura. Não creio que isso aborreça muito Louçã, já que na sua mente apenas visiona as palavras "derrota" e "direita", nem sempre associadas...

Todavia, Mário Soares arrisca-se a perder o centro na tentativa de ganhar ambos os flancos, pois já diz o velho ditado: Quem tudo quer, tudo perde...

FMI



A ler o Relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), sobre a situação económica e financeira do nosso país. (pág 5)



Eleições antecipadas II?



A crise na Alemanha ainda não está solucionada, e eis que aparece um novo problema na política europeia. O ministro da Economia italiano, Domenico Siniscalco, demitiu-se na sequência de um conflito com o governador do banco de Itália, Antonio Fazio.

A oposição exige a Silvio Berlusconi, a convocação de eleições antecipadas, pois acha que o governo não tem condições para continuar à frente dos destinos do país.

No passado...



Em 1980, tinha início a Guerra Iraque-Irão.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Euro expande-se?



A Polónia poderá ser em breve outro utilizador da moeda única europeia. Espera-se que em 2009 um referendo seja realizado, para que os polacos se possam pronunciar. As actuais sondagens, referem que 56% da população é favorável à adesão ao euro.

Uma questão de importância...



A notícia de fundo dos diversos serviços informativos, é a chegada da ex-autarca de Felgueiras a Lisboa, e o corropio judicial adjacente. Todavia, O Insurgente revelou-nos uma notícia que hoje saíu no DN e ao que parece, não está a ter o impacto que deveria ter.

Parece que a marca Volkswagen, vai iniciar a construção do novo modelo modelo SUV Compact (Marrakesch) na Alemanha, devido a "fortes pressões" (de ordem política). Assim sendo, aquele que seria um marco para o relançamento da economia portuguesa afasta-se do nosso país.

Mas obviamente, a comunicação social tem as prioridades informativas em ordem, ao contrário das minhas...

Recomendado



A Câmara Corporativa, elaborou um excelente post onde retrata as principais alterações ao regime dos militares. A ler...

21 de Setembro



Hoje celebra-se o Dia Internacional Da Paz, instituído pela ONU em 2002.

terça-feira, setembro 20, 2005

The Clock is ticking...



" (...) The clock will then begin ticking on Merkel. The new parliament must convene by October 18 at the latest, by which time any would-be chancellor would hope to have a coalition in place.

Merkel must either persuade the SPD to drop its demand that Schroeder run Germany and to join a coalition with her at its head -- or get the leftist-environmentalist Greens to join her conservatives in an alliance with the liberal Free Democrats (FDP), her preferred, reform-minded partners.
"

[Fonte: Reuters]

It's arriving...



Depois do Katrina e do Ophelia, chega o furacão Rita à costa Americana. De quem será a culpa?

Previsões?



O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afastou hoje o cenário de recessão económica em Portugal, no ano corrente, já que espera um clima de maior confiança para relançar o crescimento económico no nosso país. Teixeira dos Santos, também afirmou que a nossa economia depende muito da economia da UE, do preço do petróleo e da situação política na Europa (em particular na Alemanha).

Dito isto, não compreendo as certezas do ministro das finanças. Num momento em que o preço do petróleo não pára de subir, e a crise política na Alemanha não tem um fim à vista, como garantir o cenário de crescimento económico numa economia frágil como a nossa?

segunda-feira, setembro 19, 2005

Sacrifícios...



Manuel Maria Carrilho, candidato do PS à autarquia de Lisboa, vai participar hoje na vida nocturna da capital, através da iniciativa "24 horas ao ritmo de Lisboa".

Segundo o director de campanha, a ideia é "acompanhar o ritmo da cidade durante a noite, ou seja, visitar locais e conhecer pessoas que trabalham em horários diferentes da maioria da população".

Talvez esta seja uma boa preparação, para uma hipotética vida autárquica. No sentido de estudar pastas problemáticas horas a fio, obviamente...

A esquerda alemã

Leitura recomendada, na Causa Liberal:

" (...) Ingovernável, com uma esquerda radical em ascensão e sem vontade de pôr em causa um modelo social a médio prazo arruinante, a Alemanha está a tornar-se uma forte candidata a breve defensora de políticas monetárias irresponsáveis na Zona Euro, como modo de iludir as crescentes dificuldades orçamentais e a fuga às soluções "ortodoxas". "

Abandono



A Coreia do Norte anunciou hoje que vai abandonar o seu programa nuclear e cumprir, em breve, o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

domingo, setembro 18, 2005

Vitória?



De acordo com as primeiras sondagens, Angela Merkel é a vencedora das eleições, com uma margem mínima de 1% para o seu mais directo adversário, líder do SPD, Gerhard Schroeder. A confirmarem-se estes resultados, Merkel não conseguirá governar com maioria absoluta, nem mesmo com uma coligação com os liberais. Schroeder, embora perdendo estas eleições faz um resultado muito acima das expectativas, e a hipótese de coligações à sua esquerda não está posta de parte, já que o chanceler defende que tem legitimidade para continuar o seu mandato.

A hipótese de um bloco central (grande coligação entre a CDU e o SPD), seria uma frágil solução e acima de tudo, uma solução provisória. As reformas dos democratas-cristãos dificilmente iriam para a frente, e o governo assemelhar-se-ia a um governo de gestão, até serem convocadas novas eleições. Mas mesmo esta solução, que seria a mais lógica e a mais "decente" nas actuais circunstâncias, está posta em causa, já que ambos os líderes se assumem como vencedores das eleições!

A Europa treme de preocupação, e com todas as razões para isso, pois o maior motor económico da UE está numa aparente crise política.

No passado...



Faz hoje um ano, que o escândalo "Mensalão" eclodiu no Brasil.

É hoje



É hoje que os alemães decidem entre a CDU de Merkel e o SPD de Schroeder.

sábado, setembro 17, 2005

Constituição da República Portuguesa


O que diz a Constituição da República Portuguesa, sobre a duração das legislaturas:

Artigo 171.º
(Legislatura)


1. A legislatura tem a duração de quatro sessões legislativas.

2. No caso de dissolução, a Assembleia então eleita inicia nova legislatura cuja duração será inicialmente acrescida do tempo necessário para se completar o período correspondente à sessão legislativa em curso à data da eleição.

Memórias



"O candidato socialista à presidência da Câmara de Lisboa, Manuel Maria Carrilho, procurou transmitir uma imagem de simpatia e de humildade esta sábado, distribuindo apertos de mão a todos os populares que encontrou nas ruas da Picheleira."

O problema, é que nem todos queriam apertar a mão ao candidato socialista. Infelizmente, Carrilho desconhece que a memória visual é muito mais refinada do que a memória auditiva...

Democracia e Liberalismo



Leitura vivamente recomendada: Democracia e Liberalismo.

No passado...



Em 1978 era assinado o Acordo de Camp David, entre Israel e o Egipto.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Uma questão de opiniões...



Jaime Gama aceitou a proposta de referendo do PS. Em princípio, isso deve querer dizer que o Presidente da Assembleia é da opinião que uma nova sessão legislativa iniciou-se a 15 de Setembro. O constitucionalista Jorge Miranda, tem opinião diferente. A opinião que falta é a de Jorge Sampaio.

Desigualdades



Os dados são preocupantes, os níveis de desigualdade em Portugal bateram todas as expectativas. A região Norte, é na actualidade a região mais pobre do país, enquanto que no extremo oposto Lisboa e Madeira, são as regiões mais ricas. Para contemplar este panorama, o Diário Económico apresenta um esquema extremamente ilustrativo da situação.

Ordinarices



O debate realizado no dia de ontem na SIC Notícias, entre os dois principais candidatos à autarquia de Lisboa, é a notícia de fundo do dia de hoje nos media. Mais do que as medidas que foram discutidas, os insultos são a imagem (e som, neste caso) do debate. Carmona Rodrigues, ao contrário dos anteriores debates em que se mostrou sempre extraordinariamente calmo e pacífico, não aguentou passivamente as críticas que iam sendo desferidas por Carrilho. Contudo, mesmo no meio deste debate intenso, foi possível comparar as ideias para Lisboa entre os candidatos.

O vencedor foi indiscutível: Carmona Rodrigues. Já o tinha sido ontem, com a sua postura e clareza de ideias no debate, mas mais ainda é hoje, pois a arrogância e falta de ética de Carrilho em recusar-se em cumprimentá-lo no final do debate, revela uma enorme falta de sentido político, uma enorme falta de príncipios morais, enfim boas maneiras. Sair com um sorriso nos lábios, é julgar que os lisboetas se rendem a um snob para dirigir a autarquia. Carmona, não conseguiu conter o seu descontentamento, nem eu, nem muitos portugueses: Ordinário!