sábado, setembro 10, 2005

Comunismo I



O comunismo é um movimento político, cujo principal princípio é a possessão comum de todo o património. O comunismo, no verdadeiro sentido da palavra surgiu com Karl Marx e Friedrich Engels, em que um sistema capitalista era substituído por uma sociedade comunista, em que todos os estruturas orgânicas do país eram propriedade de todos os cidadãos. Para a construção deste tipo de sociedade, Marx idealizou uma teoria que abrangesse três importantes ramos: o político, o económico e o social.

Tal como outros socialistas, o objectivo de Marx e Engel era o fim do capitalismo e da exploração dos trabalhadores. Enquanto que alguns seguidores Marxistas, defendiam que a transição para um estado social deveria ser pacífica, a longo termo e de maneira gradual, Marx acreditava que uma revolução popular era inevitável para a transição para o socialismo. Devido ao desentendimento, os apoiantes separaram-se de Marx e fundaram a Social Democracia. De notar que esta ideologia não difere actualmente do Marxismo, em exclusivo no ponto acima indicado, apenas constituiu o factor inicial da separação ideológica dos dois grupos.

O maior argumento para o comunismo segundo Marx, era que ao contrário do capitalismo, o comunismo promovia a realização total da liberdade humana. Para compreendermos o que queria dizer, é necessário entender que o conceito de liberdade em Marx, teve grandes influências de Hegel. A liberdade não é apenas a ausência de impedimentos, mas uma acção com conteúdo moral (Hegel). Assim, o comunismo permitiria às pessoas realizarem o que entendessem, embora a sociedade fosse organizada de forma a que as condições e as relações entre as pessoas, não despertasse o desejo de exploração. Porém o Marxismo difere de Hegel, no sentido em que Karl Marx partia de uma fonte material (meios de produção), para atingir o ideal comunista (dialéctica material), ao contrário da dialéctica da ideias de Hegel.

Na sua obra “O Manifesto Comunista”, Marx defende que um processo de conflito de classes (luta revolucionária), resultaria na vitória do proletariado, e dessa forma poder-se-ia estabelecer uma sociedade comunista, onde a propriedade privada seria eliminada com o tempo, e que os meios de produção e a subsistência pertenceriam à população. É interessante verificar que Marx escreveu imenso sobre a maneira de implementar um regime comunista, mas muito pouco sobre a sua manutenção. Provavelmente, acreditaria que o equilíbrio seria lógico numa sociedade igualitária.

Karl Marx via o comunismo como o estado original da Humanidade, que evoluira para um estado feudal, e posteriormente para um estado capitalista (o actual). Desta forma, o próximo passo seria o regresso ao comunismo ( desta vez a um nível mais elevado).

(cont.)

Sem comentários: