quinta-feira, junho 02, 2005

As primeiras baixas...


Dois referendos, dois chumbos. França e Holanda votaram nesta semana o Tratado da Constituição Europeia, iniciando um ciclo tenebroso e incerto para o futuro da União Europeia. Será mesmo? A UE é uma instituição que conta com várias décadas de história e muitos desafios superados. Acho pouco credível que se desmorone, um tratado de 25 "apenas" por dois referendos.
Todavia, é necessário entender que estes chumbos colocam obstáculos ao avanço de um projecto Europeu, para além de terem causado vários problemas internos. Falo por exemplo da demissão de Jean Pierre Rafarin e da sua substituição por Dominique de Villepin (o diplomata que se tornou célebre pelo seu discurso na ONU, contra a invasão do Iraque). Balkenende, PM da Holanda não se irá demitir, mas terá que dar explicações aos seus parceiros europeus, sobre o desaire eleitoral do seu país.

Porquê a desvalorização destes chumbos, na minha opinião? Primeiro de tudo, é necessário analisar estas eleições no contexto político-social dos dois países. Em França, onde o descontentamento social é bastante elevado, devido à grande taxa de desemprego e na Holanda um país extremamente liberal, onde apenas se falava de convergência com os restantes parceiros europeus, em termos de valores, direitos, etc. Não quero dizer, que a vitória do Não, se deva unicamente a estas circunstãncias, mas acredito profundamente que estes factores tiveram uma enorme influência na decisão dos Franceses e Holandeses...
Fiquem bem

Sem comentários: