quinta-feira, junho 30, 2005

José Sócrates, "Perfect timing"...


José Sócrates é um político enquadrado num sistema que lhe é completamente adverso, e paradoxalmente é esse sistema que lhe dá um enorme espaço de manobra. Como governante de centro, encontra nas flutuações direita/esquerda uma excelente manobra de defesa e de "propaganda".

Nesta semana, onde a AR está inundada de números referentes ao orçamento rectificativo, José Sócrates "saca da cartola" o tema do referendo à interrupção voluntária da gravidez. Eu na minha humilde inocência, de pacato analista de assuntos sociopolíticos, questionei-me de imediato na relação entre os dois temas e não encontrei significativas relações. Mas que melhor sítio para encontrar relações, que os meios de comunicação social?
Meti mãos à obra, (leia-se dedos ao teclado), e eis que me surge um título: "Brinde à esquerda! José Sócrates oferece brinde à esquerda parlamentar..."

Se a convocação de um referendo sobre o aborto é uma vitória para a esquerda é outra questão, mas é necessário ter consciência que a direita sempre se opôs à convocação de um referendo sobre este tema, o que implica necessariamente um avanço da esquerda.

Um presente à esquerda dizem os jornais, "tentativa de fuga" (à direita?) digo eu. Acusem-me de possuir sempre uma teoria da conspiração, mas que é um facto estranho que em plena discussão do PEC, Orçamento Rectificativo e perspectivas económicas o primeiro-ministro tenha decidido saltar com o tema para a ribalta, acho que ninguém o pode negar.
Ainda para mais, na semana em que se "notou" que a despesa pública atinge metade da riqueza nacional... É caso para dizer, Eng José Sócrates, perfect timing...

Sem comentários: