terça-feira, setembro 26, 2006

Portugal-Espanha

No dia em que Cavaco Silva realiza a sua primeira visita de estado enquanto PR a Espanha (e os espanhóis bem mais interessados no(a) novo(a) infante), José Maria Aznar vem ao Prós e Contras depois de um longo jejum nos debates e na opinião.

A primeira parte do debate assemelhou-se bastante a uma grande entrevista a Aznar. Contudo, entre ele e meia-dúzia de políticos que ocasionalmente repetem o mesmo discurso na tv, fiquei muito contente com o amplo tempo de antena dado ao ex-PM espanhol. As suas palavras certamente estão a ser ouvidas com maior atenção em Espanha do que em Portugal, dados os temas que está a abordar, mas nem por isso deveria ser mais ignorado no nosso país. Não nos podemos esquecer que o grande crescimento económico que beneficiou a Espanha nos últimos anos, foi em grande parte obra do governo liderado por Aznar. A sua coragem política e determinação em diversos temas sensíveis, nos quais a ETA foi (e continua a ser) dos mais mediáticos, demonstram na minha opinião a forma correcta de lidar com terrorismo, ao contrário do que está a ser feito por Zapatero com os resultados que se começam a ver.

Eu por mim, convidava Dias Loureiro e Ernani Lopes a assitir ao programa na plateia e ficava a ouvir Aznar a discutir temáticas relacionadas com governação e política externa. Essa sim, seria uma excelente forma de aproveitar as relações Portugal-Espanha. Compreender o que foi mal feito e o que simplesmente não foi feito. Aceitar a realidade da dimensão económica espanhola não como obstáculo, mas como oportunidade, tentando não cair nos desvarios e erros que os nossos vizinhos ibéricos cometeram. Sim, porque também existem...

Sem comentários: