terça-feira, junho 20, 2006

O papel de um PR


Fui apanhado de surpresa por estas declarações do nosso PR. Ainda há umas semanas, durante o seu "roteiro" para a inclusão social, manifestava-se preocupado com a situação do país. Agora confirma aquilo que o PM já tentara dizer, mas que ninguém acreditara. Portugal está a encontrar um caminho. Seja lá o que isso quer dizer, é preciso antes de mais afirmar que fica sempre bem a um PR dizer uma coisa destas, principalmente quando o seu predecessor nunca a usou naquele tempo verbal.

Eu não sei qual é o caminho a que Cavaco Silva se refere, embora tenha ficado curioso. Também não sei de que forma o presidente está a ajudar para encontrar esse caminho, mas certamente deverá ter dados que o cidadão comum não possui. O problema do nosso país não passa por encontrar caminhos, pois as possíveis alternativas já foram há muito tempo encontradas e incluídas em inúmeros mapas políticos (por algum motivo os problemas são sempre os mesmos...). Trata-se de enveredar pela melhor alternativa, tendo a coragem necessária para atingir o final do precurso.

Para mim, o papel do PR não pode, nem deve ser neutro. Isso seria esvaziar completamente o cargo de qualquer utilidade. Um presidente deve expressar a sua opinião nas mais diversas situações, e não apenas para se justificar perante um veto de uma proposta de lei. É aqui que deveria residir o poder do PR, na sua posição priveligiada na sociedade para expressar a sua opinião. Este deveria ser o principal argumento para o voto no PR. Esta seria a alternativa viável, para silenciar aqueles que defendem um aumento do poder presidencial.

Sem comentários: