quarta-feira, agosto 10, 2005

Baixa Qualidade Média (BQM)



Quando lia a crónica semanal do Prof. César das Neves no DN, deparei-me com uma frase sobre o PR, que me fez reflectir:

" (...) só ele pode demitir o Executivo e dissolver o Legislativo. Dada a baixa qualidade média dos nossos ministros e deputados, essa força limitadora é preciosa. (...)"

JCN não aborda a problemática deste facto (sim, porque já chegou ao estatuto de facto...), o qual acho preocupante. Ao contrário daquilo que anda pelas bocas do mundo, a principal razão a meu ver para esta BQM dos políticos no geral, é a falta de estabilidade com que o país vive. Não quero dizer que todos os políticos têm as melhores credenciais e perfis, longe disso. Todavia, creio que é um factor extremamente importante, principalmente quando discutimos a avaliação nos cargos públicos (e não só...). Acho de uma enorme dificuldade construir um estado (leia-se reformá-lo) quando os responsáveis por essas mudanças andam a saltar de pasta em pasta, ou de cargo em cargo. Mais difícil se torna, quando existe uma oposição cujo lema é o criticismo, em detrimento dos pactos de regime e do construtivismo. Desenganem-se aqueles que julgam que lanço farpas ao governo PS, pois este é um problema apartidário. Provavelmente, JCN não diria que era um defeito mas sim uma característica. Na minha opinião, as características só se devem manter quando não têm defeitos (ou pelo menos poucos), pois a sociedade depende do estado, e vice-versa!

Nota final, para o fim da crónica do Prof. César das Neves:

" (...) O nosso problema actual vem do poder que essa elite detém, no Parlamento e no Governo. O nosso problema actual é que foi essa elite que concebeu, ao sabor de ideologias, a Constituição que regula todos os poderes."

Nunca julguei que JCN argumentasse a constituição, como o factor que alimenta os nossos problemas, principalmente, depois de ter dito vezes sem conta que o problema do país é estrutural. Perdoe-me o Professor, mas não coaduno problemas estruturais estatais com o texto da Constituição da República Portuguesa...

Volto na Sexta...

2 comentários:

Unknown disse...

Pessoalmente tenho uma má opinião deste professor que acho não passar de um demagogo.
Ainda outro dia escrevi no meu blog um texto a desmontar uma crónica dele:

http://cabalas.blogspot.com/2005/08/joo-csar-das-neves-e-desonestidade.html

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

Estive a ler o seu post, e acho a sua posição deveras interessante. (não só neste como noutros temas, que tive oportunidade de ver).

Não posso comentar o artigo que enuncia já que não tive acesso ao texto na íntegra, apenas a um parágrafo que enunciou. Contudo, pelos argumentos que apresentou parece-me que é coerente aquilo que escreveu, em relação aos valores dos salários dos funcionários públicos/privados.

As crónicas do Prof. César das Neves não constituem um panfleto eleitoral (a julgar pelas suas posições sobre a Ota, e não só...), e muito menos um manifesto de obras e medidas a serem tomadas. Assim, uma acusação de demagogia é sempre possível, dado que escreve como Universitário, analisando e propondo linhas gerais de possíveis soluções...