domingo, setembro 11, 2005

Comunismo II



O comunismo como o conhecemos hoje, está muito fraccionado. Baseado na doutrina Marxista, surgiram outros movimentos. O mais importante será sem dúvida o Leninismo, implementado por um bolchevique russo. Vladimir Lenine construiu a sua teoria política e económica, tendo como base o Marxismo. Embora concordasse com a ideologia de Karl Marx, Lenine compreendeu que a revolução comunista estava a falhar nos países desenvolvidos. Para explicar este facto, Lenine propôs que a extrema capitalização de certos países (Imperialismo), havia criado uma aristocracia laboral. Tal como Marx, Lenine defendia que a queda do capitalismo teria obrigatoriamente que passar por uma revolução, mas devido ao regime imperialista vigente, essa revolução teria que ocorrer primeiro num país menos desenvolvido, como a Rússia.

Todavia Lenine sabia que a sua teoria tinha um grande ponto fraco, já que o socialismo num país pouco desenvolvido era inviável. Porém Lenine acreditava que a revolução eclodiria num país desenvolvido (como a Alemanha), e a implementação de um estado socialista num país desenvolvido, ajudaria o país menos desenvolvido. Outra hipótese considerada por Lenine, era o aumento do número de países pouco desenvolvidos, e a constituição de um estado federal, capaz de fazer frente aos países capitalistas. É nesta linha de ideias, que surge o modelo para a União Soviética.

Na década de 20, o Marxismo-Leninismo foi proclamada a ideologia política do Partido Comunista, e desde então a doutrina Marxista-Leninista constitui a ideologia base do partido.

(cont.)

Sem comentários: