quarta-feira, setembro 28, 2005

Remodelação ou Monopolização na UE?



O actual modelo da UE necessita urgentemente de ser revisto, principalmente após a rejeição da Constituição Europeia na França e na Holanda. Todavia, as bases e os princípios fundadores da UE, como a solidariedade e a igualdade devem ser respeitados e mantidos, pois são os alicerces de um desenvolvimento sustentado, para uma Europa una em termos económicos e culturais. Porém, tem-se assistido na UE a uma fragmentação nacional, cujas consequências estão à vista de todos. A mais provável razão para este facto, é a inércia e as políticas dos diversos executivos europeus e dos seus respectivos líderes. Assim, muitos europeus olhavam com ansiedade para as eleições na Alemanha, no sentido em que estas fossem o promotor de uma reforma nesta velha e fechada Europa. Por enquanto tal não aconteceu (esperemos pelo final do impasse), mas aos poucos vamos descobrindo mudanças em diversos países, alguns dos quais acabados de aderir à UE (como é o caso da Eslováquia).

Para além da Alemanha, a França é vista como um palco iminente de remodelação. O mais provável vencedor das eleições presidenciais, Nicolas Sarkozy é visto por muitos liberais portugueses, como o homem que remodelará a França e transmitirá esse ímpeto à restante Europa. Devo dizer que não simpatizo muito com o senhor, principalmente devido à sua decisão de suspender o espaço Schengen Françês, mas enfim... Todavia hoje, o EUobserver publica uma notícia em que Sarkozy defende um bloco de seis países (França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Polónia), para resolver a crise institucional em que a UE se encontra. As "responsabilidades" deste bloco não se ficam por aqui. Segundo o Ministro do Interior françês, este grupo poderia decidir procedimentos em várias áreas, tendo o apoio (ou não) dos restantes países, mas sem que as suas decisões atrasem ou mudem a vontade do bloco.

"If we are able to develop this method we would answer - without institutional reform - two major defects of Europe as it exists today: Europe would act, and she would act under the impulse of responsible politicians, not anonymous bureaucrats"

Considero graves e preocupantes estas declarações, pois aquilo que é necessário é a defesa de um modelo mais justo e equilibrado no seio da UE, e não um modelo imperialista e centralizado, como Sarkozy defende.

Entre todas as suas declarações, apenas concordo com a sua opinião quanto à adesão da Turquia. Uma parceria, em detrimento de constituir um membro, pelo menos por enquanto.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.