sexta-feira, setembro 30, 2005

Qual o problema da Constituição Europeia?



Muito interessante este artigo de Jack Straw, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, publicado em Outubro de 2002 no The Economist.


(...)


(...)



O seu artigo de opinião é longo, e aborda não só a temática de uma Constituição para a Europa, bem como a reforma do Conselho Europeu, do Parlamento e da Comissão. A simplicidade, clareza e acima de tudo o bom-senso das suas ideias revelam um excelente conhecimento sobre a presente situação e os desafios que se avizinham, sem que políticas nacionais influenciem as suas propostas. O que torna este artigo ainda mais interessante, é que poderia ser publicado como tendo o dia de hoje. Mais, seria bem mais aceite, do que provavelmente foi em Outubro de 2002. Porquê? Porque apenas hoje, depois da rejeição da constituição europeia em dois países e do impasse da última cimeira europeia, é que a Europa apercebeu-se que o seu modelo necessitava de mudar, de se reformar, e acima de tudo reflectir o seu papel no Mundo, ou seja, aquilo que Jack Straw faz neste artigo de 2002. É cada vez mais evidente, que o orgulho político assola cada vez mais a Europa, mais concretamente os seus líderes, virando a Europa contra si mesma. Exemplo disso, são as posições dos Estados-membros na votação do Orçamento Comunitário.

Fui e sou apoiante de um Tratado Constitucional Europeu, mas obviamente não fecho os olhos aos erros deste tratado. Todavia, não rejeitarei um documento porque ele não é perfeito, como uma "ilustre" parte da sociedade o fez. Jack Straw aponta como principal defeito do texto, a sua dimensão. Tenho que concordar com ele. Será que é o único? Provavelmente não. Mas para um texto daquela envergadura, não existe sequer paciência para tentar encontrar outros defeitos, quanto mais para dar uma opinião global sobre o documento... Pois como diz Jack Straw no artigo:

"Size is important. The smaller the better when it comes to constitutions."


Sem comentários: