sexta-feira, julho 14, 2006

Exames Nacionais: Incompetência e Injustiça



Ainda não estávamos recuperados do lamentável exame nacional de Português e das duvidosas tendências do exame nacional de História, e estala nova polémica em plena época de exames, desta vez com as disciplinas de Química e de Física.

Dado que estamos num período de transição de programas, existem no 12º ano dois exames distintos para estas disciplinas - um com o programa antigo e outro com o novo programa. É com base em dois exames diferentes que muitos alunos se vão candidatar ao ensino superior. Sobre isto ainda ninguém se pronunciou, algo tão ou mais grave que toda a polémica que agora rebentou.

O exame de Química (e de Física) com os novos programas, revelaram-se um pequeno desastre. A dificuldade da prova, para não falar de questões muito duvidosas (aquela das lâmpadas fluorescentes...), fizeram com que as notas baixassem bastante. O Secretário de Estado para a Educação, Valter Lemos, com um espírito 'benevolente', decidiu dar nova oportunidade aos alunos que realizaram a prova de Química e de Física na 1ª fase, de repetirem o exame na 2ª fase, alterando radicalmente as regras. Se os alunos apenas podiam frequentar uma das duas fases, esta alteração privilegia os alunos da 1ª fase. Esta oportunidade diz respeito apenas aos alunos que realizaram os exames referentes ao novo programa, dadas as notas e a dificuldade dos mesmos.

Dadas as razões apresentadas para a publicação do despacho, a Confederação Nacional das Associações de Pais exige que os alunos também possam repetir os exames de Biologia e de Matemática, pois consideram que as provas possuíam erros.

O Secretário de Estado da Educação Valter Lemos, abriu uma pequena caixa de Pandora. Ao assumir-se como uma entidade capaz de abrir excepções nos exames consoante a sua opinião sobre o grau de dificuldade dos mesmos, está a distorcer as regras, tudo em nome de uma maior homogenização das notas. Esta medida completamente vergonhosa, mostra bem o sentido de justiça que abunda no Ministério da Educação.

Mal posso esperar pelas próximas declarações do sr. Secretário a propósito desta matéria...

Sem comentários: