segunda-feira, julho 17, 2006

Israel - O Conflito



Embora estando com bastante trabalho e o tempo para escrever aqui no blog seja algo escasso, não podia deixar passar muito mais tempo para expressar a minha opinião sobre o conflito que se desenrola no Médio Oriente.

Não existem dúvidas que os contínuos ataques a Israel, tanto pelo Hamas como pelo Hezbollah, tiveram uma coordenação digna de registo. Esta é uma novidade importante para compreender o rumo que o conflito está a tomar. É importante também ter em conta, que estes ataques tiveram o apoio da Síria e do Irão, numa tentativa clara de desequilibrar o clima na zona.

O rapto de soldados israelitas levado a cabo por um grupo de terroristas constituiu uma ofensa e uma provocação a Israel. O PM Ehud Olmert, com toda a legitimidade para tal, exigiu a libertação dos dois soldados e empregou os meios necessários para os recuperar dos raptores, bem como garantir a segurança dos seus cidadãos.

É impressionante verificar algumas opiniões, em que se acusa Israel de estar a quebrar as regras do Direito Internacional, quando em seu redor existem organizações terroristas apoiadas directa ou indirectamente por nações, cujas acções envolvem ataques aos cidadãos e aos princípios que regem o regime democrático de Israel.

Se a estratégia de Israel para se defender está a revelar-se eficaz, ou até que ponto Ehud Olmert poderá estar a arriscar-se quando respondeu às provocações, é uma questão bem mais complexa. Mas que fique esclarecida a minha posição no assunto e o lado com quem estou solidário.

Sem comentários: