quarta-feira, outubro 18, 2006

Congressos em alta...



Primeiro, foram as FARC na Festa do Avante. Agora é uma representação do Partido Comunista Chinês que vai estar presente no Congresso do Partido Socialista. Parece não existir dúvidas que os partidos de esquerda portugueses estão a apostar cada vez mais nas relações internacionais. Pena é que não primem por partidos mais democráticos... Da parte do PCP, isso não surpreende. Vindo do PS, o partido actualmente no governo, o caso parece-me mais grave.

Referir que é tudo em nome das boas relações económicas e políticas com a China, é um argumento ridículo. Este é acima de tudo um congresso partidário, e como tal, só entra quem tem convite.

Para José Lello, o convite é a pensar nos chineses. Para este, esta será uma excelente maneira de fazer mostrar aos representantes as vantagens de um congresso democrático. São louváveis as ingénuas desculpas feitas apressadamente pelo deputado socialista. Nessa linha seria também aconselhável enviar convites para a Venezuela, Cuba, Irão, Síria, Coreia do Norte e outros regimes autoritários...

Obviamente o nosso PR não se pronunciará sobre o assunto (a não ser que faça um Roteiro pela República Popular da China), mas não me surpreendia que acreditasse (ou fingisse acreditar) no conto da avozinha de José Lello.

Sem comentários: