sábado, dezembro 10, 2005

Alterações Climáticas




Bill Clinton: “Já não existem grandes dúvidas de que as alterações climáticas são reais, causadas e agravadas pelas actividades humanas”.

Após ter assitido a algumas conferências sobre o tema, da qual se destaca a proferida pelo Eng. Rui Moura do blog Mitos Climáticos, tenho sérias dúvidas em relação ao que Bill Clinton afirma. O efeito antropogénico está muito longe de contribuir para um aumento da temperatura global. Primeiro, o fenómeno de aumento global das temperaturas é falacioso. É verdade que nalgumas regiões do globo tal acontece, mas existem outras onde o oposto ocorre. É nesse equilíbrio que se sustenta a climatologia mundial, havendo indícios de que a temperatura média global tende a baixar, ao contrário do que actualmente se especula. Para além disso, a manutenção da temperatura global é feita quase totalmente através da energia solar, e o efeito antropogénico tem um efeito muito baixo nesta manutenção.

Embora não sendo um especialista no tema, e não querendo correr o risco de transmitir ideias erradas, gostaria simplesmente de dizer que os meios de informação jornalísticos não são um bom meio de aprender e ter esclarecimentos sobre esta temática. Além disso, a maior parte das decisões tomadas nesta área são de natureza política, e carecem muitas vezes de conhecimento científico. Não quero estar a dizer que Bill Clinton não possui a experiência e a cultura científica para afirmar o que diz, apenas que este tema gerou um tamanho cepticismo à escala global, ao ponto de vários cientistas e políticos cerrarem fileiras, não permitindo uma abertura do tema à discussão.

Sem comentários: