terça-feira, dezembro 13, 2005

Jerónimo vs Cavaco




Não tive oportunidade de ver o debate, mas sinto a necessidade de escrever qualquer coisa. No comentário ao último debate referi que esta discussão não seria muito difícil de prever, desta forma, tentarei indagar qual terá sido a prestação, os argumentos e as posições tomadas pelos candidatos:


Jerónimo de Sousa inicia o seu embate referindo que é necessário proteger os Direitos dos Trabalhadores, contra o liberalismo selvagem que ameaça invadir a Europa.

Cavaco Silva fala da sua governação, e como os trabalhadores tiveram um grande aumento de salários reais à custa das reformas que implementou.


Jerónimo acusa o governo de querer transferir para as mãos dos poderosos e dos grandes interesses capitalistas, empresas públicas pertencentes a sectores estratégicos da economia portuguesa.

Cavaco fala que é necessário moderação e reflexão, que a privatização deve ser feita com cautela e tendo o cuidado para que estas não fiquem em mãos estrangeiras.


Jerónimo acusa o governo (olhando para Cavaco) de tentar promover o despedimento dos trabalhadores, ao apoiar medidas neoliberais de mercado.

Cavaco fala de trabalhadores, confiança e de ser uma pessoa honesta e competente. Ninguém consegue perceber ao certo a sua posição, mas o seu discurso é em geral economicamente bonito.


Será que acertei?

Sem comentários: