terça-feira, dezembro 13, 2005

Lutas internas



O Presidente francês, Jacques Chirac, condenou hoje o termo "escumalha" usado pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, para designar alguns habitantes dos subúrbios, afirmando que "em política, a escolha das palavras é essencial".

A observação do chefe de Estado, que até agora não se tinha exprimido sobre as palavras tão criticadas de Sarkozy, faz parte de um artigo publicado no jornal Parisien, em que Chirac respondeu a 50 perguntas colocadas por leitores sobre os distúrbios nos subúrbios.

Ao ser questionado sobre as palavras utilizadas pelo ministro do Interior, que numa visita a um bairro da periferia de Paris apelidou alguns jovens de "escumalha", termo bastante criticado no país, Chirac condenou os termos usados.

"Em política, a escolha de palavras é evidentemente essencial" e por isso, para Chirac aqueles que cometem um delito ou crime devem ser tratados de "delinquentes ou criminosos".

(...)

Ainda sobre os imigrantes, voltou a discordar com Nicolas Sarkozy na atribuição do direito de voto dos estrangeiros, à semelhança do que acontece hoje com os cidadãos comunitários.

"O princípio é que em França a nacionalidade e o sufrágio estão ligados", afirmou, convidando aqueles que desejam naturalizar-se a fazê-lo.


Torna-se bastante interessante verificar esta "aliança" entre o Presidente e o Primeiro-Ministro, para fazer face à popularidade do Ministro do Interior. Trata-se de uma cultura política completamente diferente da nossa, pois não consigo imaginar uma situação destas em Portugal...

Sem comentários: