segunda-feira, março 06, 2006

1 Ano

663 posts. Este é o número de posts que escrevi desde que este blog arrancou há precisamente um ano. Reflectindo sobre todos estes meses, nem sei como chegou até aqui. Para isso basta pensar na maneira como surgiu, fruto da tentativa de ocupar o tempo na net. Foi desta forma banal que me surgiu a ideia de criar um blog. Não para lá escrever um diário, ou anonimamente insultar quem me apetecesse. Apenas possuir essa ferramenta que está e estava tão em voga na altura.

Porém, debati-me com o meu primeiro desafio. Que nome dar ao meu blog? Passaram-me pela cabeça 1001 nomes possíveis e impossíveis, cada um mais hilariante que o outro, e era terrível verificar que já estavam todos ocupados. (É como criar uma conta no Hotmail, todos os nicknames estão preenchidos...) E foi num triste momento, completamente saturado das minhas tentativas infrutíferas, que digitei no teclado Bodegas. Até hoje nem sei bem o que quis/quero dizer com este nome. Algum tempo depois, através do companheiro Google, pude descobri a amplitude da palavra e até o seu sabor. O nome ficou, e o blog também.

Passada está a primeira etapa, o desafio do primeiro post. Neste tipo de coisas, requere-se que o blogger explique aos seus leitores quais os temas que serão discutidos no blog. Como ainda não sabia ao certo o que iria dar, a minha apresentção foi o mais abstracta possível, apenas esperando que este não fosse mais um blog que uma semana depois estivesse abandonado, como acontece tão frequentemente.

A rotina foi algo que foi entrando progressivamente na minha agenda. Inicialmente os meus posts eram colocados apenas quando a minha mente me lembrava que possuía um blog, e quem sabe um ou dois míseros leitores. Escusado será dizer que nesta fase precoce não fazia ideia do significado das palavras "Sitemeter" e "Bravenet". Mas gradualmente, o blog encontrou o seu rumo e com a ajuda de várias pessoas, lá melhorei o template do blog, e instalei um Sitemeter e um Bravenet.

Passado um ano, posso dizer que me orgulho do espaço que criei, que não é só meu mas de todos os que aqui passam diariamente. Os comentários que aqui são deixados reflectem a pluralidade de pensamentos das pessoas que visitam este blog, dos mais diversos quadrantes políticos e dos mais variados cantos da sociedade. É de facto um prazer escrever neste ambiente, nesta articulação com tantas distintas pessoas da blogosfera, fazendo parte desta vasta comunidade que se conhece e com quem diariamente troco mensagens.

Suportar um blog sozinho, tentanto manter alguma regularidade nos posts não é tarefa fácil. Porém, sei bem qual é a sensação de chegar a um blog e encontrar sempre o mesmo post, já com vários dias. Num dia-a-dia que é sempre exigente, lá se encontra uma pequena folga para escrever qualquer coisa, recomendar um texto, fazer referência a determinado acontecimento, ou simplesmente explicar o nosso estado de espírito depois de ter ouvido alguma declaração na TV completamente lamentável.

A tendência actual é dos blogs de vários autores, sejam construídos de raíz ou originados pela fusão de blogs (porventura através de alguma OPA blogosférica, para nos adaptarmos aos novos tempos)... É um facto que os blogs colectivos tornam a vida na blogosfera muito mais fácil, pelos mais diversos motivos que aqui não vale enumerar. Eu apenas desejo continuar a escrever sobre aquilo que penso num espaço deste género, com ou sem companheiros, participando nas mais diversas discussões que se realizam neste tipo de ambientes.

Obrigado a todos!


Adenda: Um agradecimento especial às simpáticas referências dos colegas dos seguintes blogs:

Sem comentários: