sexta-feira, março 10, 2006

"Os Ignorantes", por Freitas do Amaral



Freitas do Amaral continua a sua saga dos cartoons, escavando cada vez mais a sua sepultura política. Muito sinceramente não sei o que o nosso MNE espera, mas uma coisa eu lhe garanto. Este não será certamente o herói do sítio, nem talvez no Irão, país do qual o nosso estimado Ministro ainda tem índices de popularidade aceitáveis.

Hoje sua excelência voltou a elucidar-nos quanto às suas posições neste tema sensível:

Questionado sobre se mantinha a popular frase do último debate na AR, Freitas afirmou que "Não reformulava essa frase, apenas talvez a explicasse a quem não sabe aquilo que só os ignorantes podem ignorar". Mais, ensinou que juridicamente significa "perceber as causas" e condenar significa "discordar e considerar negativo o facto".

"Compreender não significa 'sim, eu compreendo e estou consigo', mas que intelectualmente, somos capazes de perceber por que isto acontece".

Recapitulemos, nós os que discordamos de Freitas somos ignorantes. Compreender significa perceber as causas, apenas a um nível intelectual. Condenar significa discordar ou considerar negativo o facto.

Pronto, por hoje é tudo. O Prof. Freitas do Amaral deve prosseguir as suas aulas na próxima reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, caso não tenha de faltar. Nesse caso será substituído na docência pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

Sem comentários: