sexta-feira, dezembro 02, 2005

Pontos de Vista - Madeira: Perspectivas para o Futuro




Este é o último tema que é debatido neste projecto. Como é hábito, guardamos para o final a melhor parte, neste caso quais as perspectivas para o futuro.

Infelizmente não guardei nenhuma brilhante perspectiva para um final em grande. Não resisti a espalhar pelos diversos textos que escrevi durante a semana, diversas opiniões e ideias que julgo serem apropriadas para um sustentável desenvolvimento da Madeira, e uma melhoria da qualidade de vida na ilha. Assim sendo, não tenha muito mais para dizer.

Mas pressupondo que o Ricardo irá construir um post bastante completo, recheado de ideias e projectos para o futuro, apresento um breve resumo das ideias que veiculei nos últimos textos.

A nível socioeconómico torna-se indispensável um gradual e sustentado desenvolvimento da economia. Tal pode apenas ser feito, tendo consciência do mundo globalizado em que vivemos, da capacidade de empreender e inovar, não caindo na tentação de proteger as empresas. A ilha deve aproveitar a vasta oferta de infra-estruturas de modo a captar investimento, tanto nacional como estrangeiro. A administração pública deve ser reformulada de modo a ser de menor dimensão, contribuindo para um aumento da sua rapidez e eficácia (um plano que começa a ser pensado no momento). A continuação da aposta no turismo constitui uma prioridade, dadas as condições que a Madeira oferece e a percentagem do PIB que desse sector advém.

Dos restantes temas, torna-se difícil construir propostas para o futuro, já que estes não passam por uma “construção” premeditada, mas aspectos adequados ao tempo e à realidade em que se vive. Apenas desejo que as alterações que possam vir a ser feitas, principalmente a nível político, alterem a imagem que hoje em dia se formou da nossa política.

Resta-me terminar este Pontos de Vista – Madeira, agradecendo o convite do Ricardo para participar nesta interessante (e árdua) discussão, esperando que este confronto de opiniões tenha contribuído para um maior esclarecimento e reflexão sobre vários temas, que muitas vezes não são abordados da melhor forma.


Um Abraço

Nota: Este post insere-se numa iniciativa conjunta entre este blog e o blog Filho do 25 de Abril. Para consultar o post com o mesmo tema no outro blog clique aqui.


P.S. Amanhã, este blog volta à sua rotina normal.

Sem comentários: