quarta-feira, novembro 02, 2005

Liberalismo e Direita

O Tiago Mendes, do Aforismos e Afins, relembra uma carta escrita, a propósito da primeira sessão de "Noites à Direita: Projecto Liberal".








É interessante verificar que segundo esta opinião, a emergência do liberalismo deverá ser feita apenas, através da construção de um partido único, sob pena de "fracasso".

O Tiago Mendes reflecte sobre o tema, e manifesta que entre os dois partidos de direita, apenas do CDS/PP não poderá emergir um partido de índole liberal.



Devo dizer que concordo com a maioria das opiniões que são abordadas neste excelente post, principalmente que seria bem mais útil influir no PSD como plataforma do lançamento liberal na nossa sociedade, do que com a construção de um novo partido. Confesso que embora compreenda as reticências em relação ao CDS/PP (e muitas delas perfeitamente legítimas), não vejo como tarefa impossível uma remodelação. Vejamos que são várias as personalidades do partido a defenderem alguns modelos liberais, como por exemplo Lobo Xavier. Se esses "modelos" são apenas do lado económico, tenho que concordar. Mas acho que já é um bom começo. Todavia, creio que o melhor argumento constitui mesmo a sua má aceitação na sociedade portuguesa. Acho que neste tipo de temas é necessário ser-se pragmático, e não fechar os olhos à realidade.

Sem comentários: