segunda-feira, novembro 14, 2005

Razões para um liberal votar Cavaco Silva



Escreve o Miguel Noronha, através do Pulo do Lobo:

Porque pode um liberal votar em Cavaco Silva? Porque foi com os seus governos que deixamos de ser um Estado falhado. Porque graças às suas maiorias foi possível expurgar da Constituição grande parte do programa socialista, imposto no PREC, que pretendia fazer de Portugal o que Chavez está a fazer da Venezuela. Porque os outros candidatos ainda não se libertaram (e inclusivamente orgulham-se) das perigosas utopias socialistas que são a causa do nosso atraso. Porque é o único candidato que não pensa que a globalização deve ser controlada ou revertida. Porque Saramago, o amigo do ditador cubano, já anunciou que, se ele for eleito, deixará de comparecer em eventos oficiais. Porque é o único candidato que não corteja a extrema-esquerda. Porque prefere os empresários aos “resistentes anti-fascistas”. Porque não é nem nunca foi comunista. Porque prefere a Revolução Americana à Revolução Francesa. Porque é anglofilo e não francófilo. Porque não pretende “dialogar” com os islamo-fascistas. Porque não se envergonha da Civilização Ocidental. Porque não dirá inanidades como “há mais vida para além do défice” nem inventará prioridades nacionais diariamente. Porque com a sua derrota, há dez anos, foi eleito o pior PR desde Costa Gomes – é um erro que não devemos repetir.



Não tão recente mas sobre o mesmo tema, relembro este post do Rodrigo Adão da Fonseca intitulado: "O melhor é mesmo tapar o nariz, fechar os olhos e votar no homem logo na 1.ª volta"

(...) Esta é talvez a única lição que retiro da Esquerda; na hora da verdade, importa saber ir a jogo, contando com quem lá está. E uma coisa é certa: Cavaco Silva é de longe o candidato que melhor garante a independência e o equilíbrio de poderes no actual momento político. E isto é, no fundo, aquilo que neste momento está em jogo.


Será que todos os liberais se vêm nestes pontos? Obviamente que não, não estejamos com ilusões. Pacheco Pereira referia à tempos que o único eleitorado órfão nestas eleições era o liberalismo, e com razões para justificar tal posição. De relembrar que José Pacheco Pereira faz parte do Pulo do Lobo, e apoia a candidatura de Cavaco Silva, um homem pertencente à social democracia. Todavia, é preciso compreender que Cavaco soube ler os sinais da actual situação política e adaptar as suas ideologias, de modo a se tornar o candidato que reúne as melhores condições para ser Presidente. Poderia estar melhor? Talvez. Mas na situação sócioeconómica em que estamos (e também com os restantes candidatos presidenciais...), não nos podemos dar ao luxo de termos candidatos perfeitos. Como diz o meu caro colega RAF, é fechar os olhos e votar no homem logo na 1.ª volta. (Eu votaria com os olhos abertos, just in case...)

Sem comentários: